Informações gerais

Inscrição
As inscrições estão abertas desde a publicação do calendário até ao primeiro dia do curso. Contudo, aconselhamos que a inscrição seja feita atempadamente para garantir o lugar.

A inscrição é feita presencialmente ao balcão do LTI, mediante pagamento da totalidade do valor em numerário, cheque ou requisição interna. É necessário facultar o número de contribuinte, um contacto telefónico e um contacto de e-mail no momento da inscrição.

No caso de não se verificar um número suficiente de formandos que possibilite a realização do curso na data programada, o mesmo é cancelado na semana anterior ao seu início. O formando pode pedir a inscrição numa outra data do curso, ou receber o reembolso da quantia paga.

Impressão configurada pelo LTI

Entregue o seu ficheiro no LTI para ser impresso e será contactado quando estiver pronto.

Condições gerais:

  • É necessária a entrega ao balcão do ficheiro e o preenchimento de um formulário com as opções de impressão e dados do cliente.
  • Após a entrega, o cliente recebe o orçamento e pode confirmar a impressão de uma primeira cópia do documento.
  • O prazo máximo de realização do trabalho é de 24 horas. Em caso de trabalhos excepcionalmente grandes, o prazo poderá ter de ser aumentado, sendo analisado caso a caso.
  • Este serviço tem uma taxa de 2€+IVA por cada 20 minutos despendidos pelo monitor de serviço a configurar a impressão (tempo este que na generalidade não é ultrapassado), e que é somada ao valor da impressão.
  • Para casos de páginas com erros de impressão que não sejam possíveis de resolver, isenta-se o cliente do pagamento dessas mesmas páginas.
Impressão configurada pelo cliente

Impressão a partir de um dos nossos computadores ou kiosks, utilizando a impressora LTI-PRINTERS.

A configuração da impressão (cores ou preto e branco, frente e verso, A4 ou A3, etc) é feita pelo cliente. A impressão é enviada para a impressora após confirmação do pedido ao balcão.

Condições gerais:

  • Os clientes são responsáveis pelas impressões realizadas. No caso da impressão apresentar resultados não esperados (não imputáveis à impressora) mas consequência de uma configuração/manipulação incorrecta dos elementos que compõem o documento ou das opções de impressão escolhidas, o cliente assumirá os custos dessas mesmas impressões.
  • O cliente pode saber o custo da impressão e/ou cancelar a mesma ao balcão antes de ser enviada para a impressora.
  • Os documentos com mais de 150 páginas devem ser impressos em parcelas com um máximo de 150 páginas.
  • Por omissão por parte do cliente, os trabalhos são impressos em papel de 90gr. Não é possível a impressão em papeis fornecidos pelo cliente.
Como juntar dois documentos PDF?

exemplo de dica…

Posso abandonar o meu posto de trabalho?

Por forma a garantir o melhor aproveitamento dos postos de trabalho, os utilizadores podem abandonar o seu posto de trabalho por um período máximo de 15 minutos, a partir do qual os programas abertos são encerrados e todos os pertences removidos, de modo a permitir a utilização do posto de trabalho por outros utilizadores.

Posso usar o meu portátil no LTI?

Sim. Na sala V1.20.2 os portáteis podem ser usados na última fila, na metade livre das mesas.

Marcação de aulas

A gestão do horário das salas, durante o período letivo previsto no Calendário Escolar e na faixa horária das 8:00 às 19:30, é da competência do Gabinete de Organização Pedagógica. Os horários atualizados das salas podem ser consultados nos links: V1.20.1, V1.20.3 e V1.13.

Condições gerais do aluguer de parque informático
  • A confirmação da existência de disponibilidade deve ser feita junto do LTI DECivil.
  • Caso seja necessária a instalação de software, o mesmo deverá ser fornecido com as respetivas licenças e configurações, com uma antecedência mínima de 15 dias e será adicionado o custo respeitante à mão-de-obra necessária para a realização dessa tarefa, previamente orçamentado.
  • Os responsáveis pelo pedido de instalação de software deverão testar o software após a sua instalação de modo a comprovar o seu bom funcionamento e a garantir a resolução atempada de quaisquer problemas detetados nesses testes.
  • Caso o aluguer do parque informático seja num período de encerramento do LTI, ou seja necessário prestar apoio técnico durante o aluguer, será adicionado um custo de 5€/h respeitante ao monitor necessário para o efeito.
Salas de formação

Os cursos de formação realizam-se nas salas V1.20.1, V1.20.3, e V1.13, no interior do espaço do LTI. Consulte aqui as características das salas.

Submissão de plotagens online

A submissão de plotagens é feita online, permitindo-lhe enviar os seus ficheiros de onde quer que esteja. O trabalho é levantado ao balcão quando estiver pronto.

Se já tem uma conta de plotagens, pode fazer o login aqui:

 

Não tem uma conta de plotagens?

1. Siga o link de registo seguinte:

2. Após o registo é necessário que se dirija ao balcão do LTI para assinar os Termos de Serviço e ativar a conta.

 

Condições gerais:

  • O serviço de plotagem destina-se à impressão de tamanhos superiores a A3 até um máximo de 1,05 metros na menor dimensão.
  • O titular de uma conta de utilização do serviço de plotagem assumirá todos os encargos de trabalhos através dela submetidos e impressos pelo LTI DECivil sem que tenha havido um prévio cancelamento, sob pena de impedimento de utilização dos serviços prestados pelo LTI.
  • Para cada submissão, os ficheiros a imprimir têm obrigatoriamente de vir compactados numa pasta de formato .zip com o tamanho máximo de 20 Mb. Caso não seja possível cumprir esse limite o cliente terá de realizar uma submissão online contendo as definições de impressão pretendidas e uma pasta .zip com ficheiro de texto indicando que os ficheiros a imprimir serão entregues ao balcão do LTI.
  • Caso seja necessário pormenorizar alguma definição do trabalho de impressão que não tenha sido possível de indicar no processo de submissão, o cliente deverá enviar, juntamente com o trabalho, um ficheiro de texto com essa informação.
  • É permitido ao cliente cancelar o seu pedido através da sua conta de utilizador, até ao momento em que se der o início do trabalho de impressão.
  • O LTI DECivil reserva o direito de, em caso de dúvida sobre a conformidade das indicações de plotagem, colocar o trabalho em espera até que consiga obter um esclarecimento por parte do cliente, via telefone ou pessoalmente junto ao balcão.
  • O cliente poderá requisitar a realização prévia de uma prova na dimensão A3+ (custo não incluído no preço da plotagem). Após a realização da prova, o utilizador poderá escolher não realizar a impressão final do trabalho, pagando somente o custo da prova.
  • Existe o seguinte software para suporte às impressões: Word, Excel, Powerpoint, Project, Publisher, Acrobat Reader, Photoshop, CorelDraw, AutoCAD, Autodesk Viz, ArchiCAD, ArcGIS.
  • O LTI DECivil tem instaladas as fontes do Windows 7. Para trabalhos que utilizem outras fontes, o utilizador deverá enviar as mesmas juntamente com o trabalho, caso contrário serão utilizadas as fontes de substituição automática do software, sendo o utilizador responsável por resultados não pretendidos que advenham desse facto.
  • Os documentos de AutoCAD a submeter deverão vir acompanhados de todos os ficheiros necessários à sua impressão (imagens, pen styles, etc).
  • Os trabalhos em formato Photoshop devem conter uma layer única (através do comando Flatten Image) e não exceder 300 dpi de resolução.
Preçários Aluno IST, Universitário e Geral
Existem três categorias de preços para os cursos: Aluno IST, Universitário e Geral.

O preço Aluno IST é aplicado a alunos do Instituto Superior Técnico.

O preço Universitário é aplicado a alunos do Ensino Superior que apresentem uma declaração de matrícula ou um cartão de aluno emitidos no ano lectivo corrente.

O preçário Geral será aplicado nos restantes casos.

Certificação e Formadores
O LTI DECivil estabeleceu parcerias com empresas experientes e certificadas para a realização dos seus cursos:
  • parceria com a QualiCAD para os cursos da Autodesk (empresa representante deste software em Portugal).
  • parceria com a CSI Portugal para o curso de SAP2000.

Os certificados são emitidos pelas empresas formadoras e enviados ao formando por e-mail.

  • Certificado de formação profissional*
  • Certificado de conclusão Autodesk, nos casos em que se aplica.

O certificado será apenas de participação caso o formando não obtenha aprovação na avaliação final.

*Certificado conforme a Portaria 474/2010 de 8 de Julho
Desistência
Em caso de desistência não haverá lugar a reembolso da quantia paga. Contudo, desde que o aviso da desistência seja feito até três dias úteis antes do início do curso, o valor pago poderá ser utilizado como crédito em futuras inscrições.