Frequently asked questions

Encontre aqui as respostas para as dúvidas mais frequentes.

Cursos de formação

Inscrição
As inscrições estão abertas desde a publicação do calendário até ao primeiro dia do curso. Contudo, aconselhamos que a inscrição seja feita atempadamente para garantir o lugar.

A inscrição é feita presencialmente ao balcão do LTI, mediante pagamento da totalidade do valor em numerário, cheque ou requisição interna. É necessário facultar o número de contribuinte, um contacto telefónico e um contacto de e-mail no momento da inscrição.

No caso de não se verificar um número suficiente de formandos que possibilite a realização do curso na data programada, o mesmo é cancelado na semana anterior ao seu início. O formando pode pedir a inscrição numa outra data do curso, ou receber o reembolso da quantia paga.

Preçários Aluno LTI, Universitário e Geral
Existem três categorias de preços para os cursos: Aluno LTI, Universitário e Geral.

O preço Aluno LTI é aplicado a alunos de cursos do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georecursos do IST, ou que frequentem alguma disciplina abrangida pelo mesmo.

O preço Universitário é aplicado a alunos do Ensino Superior que apresentem uma declaração de matrícula ou um cartão de aluno emitidos no ano lectivo corrente.

O preçário Geral será aplicado nos restantes casos.

Certificação e Formadores
O LTI DECivil estabeleceu parcerias com empresas experientes e certificadas para a realização dos seus cursos:
  • parceria com a QualiCAD para os cursos da Autodesk (empresa representante deste software em Portugal).
  • parceria com a CSI Portugal para o curso de SAP2000.

Os certificados são emitidos pelas empresas formadoras e enviados ao formando por e-mail.

  • Certificado de formação profissional*
  • Certificado de conclusão Autodesk, nos casos em que se aplica.

O certificado será apenas de participação caso o formando não obtenha aprovação na avaliação final.

*Certificado conforme a Portaria 474/2010 de 8 de Julho
Desistência
Em caso de desistência não haverá lugar a reembolso da quantia paga. Contudo, desde que o aviso da desistência seja feito até três dias úteis antes do início do curso, o valor pago poderá ser utilizado como crédito em futuras inscrições.
Salas de formação

Os cursos de formação realizam-se nas salas V1.20.1, V1.20.3, e V1.13, no interior do espaço do LTI. Consulte aqui as características das salas.

Salas Multimédia

Condições gerais do aluguer de parque informático
  • A confirmação da existência de disponibilidade deve ser feita junto do LTI DECivil.
  • Caso seja necessária a instalação de software, o mesmo deverá ser fornecido com as respetivas licenças e configurações, com uma antecedência mínima de 15 dias e será adicionado o custo respeitante à mão-de-obra necessária para a realização dessa tarefa, previamente orçamentado.
  • Os responsáveis pelo pedido de instalação de software deverão testar o software após a sua instalação de modo a comprovar o seu bom funcionamento e a garantir a resolução atempada de quaisquer problemas detetados nesses testes.
  • Caso o aluguer do parque informático seja num período de encerramento do LTI, ou seja necessário prestar apoio técnico durante o aluguer, será adicionado um custo de 6€/h respeitante ao monitor necessário para o efeito.
Marcação de aulas

A gestão do horário das salas, durante o período letivo previsto no Calendário Escolar e na faixa horária das 8:00 às 19:30, é da competência do Gabinete de Organização Pedagógica. Os horários atualizados das salas podem ser consultados nos links: V1.20.1, V1.20.3 e V1.13.

Posso usar o meu portátil no LTI?

Sim. Na sala V1.20.2 os portáteis podem ser usados na última fila, na metade livre das mesas.

Posso abandonar o meu posto de trabalho?

Por forma a garantir o melhor aproveitamento dos postos de trabalho, os utilizadores podem abandonar o seu posto de trabalho por um período máximo de 15 minutos, a partir do qual os programas abertos são encerrados e todos os pertences removidos, de modo a permitir a utilização do posto de trabalho por outros utilizadores.