Informações gerais

Condições gerais do aluguer de parque informático
  • A confirmação da existência de disponibilidade deve ser feita junto do LTI DECivil.
  • Caso seja necessária a instalação de software, o mesmo deverá ser fornecido com as respetivas licenças e configurações, com uma antecedência mínima de 15 dias e será adicionado o custo respeitante à mão-de-obra necessária para a realização dessa tarefa, previamente orçamentado.
  • Os responsáveis pelo pedido de instalação de software deverão testar o software após a sua instalação de modo a comprovar o seu bom funcionamento e a garantir a resolução atempada de quaisquer problemas detetados nesses testes.
  • Caso o aluguer do parque informático seja num período de encerramento do LTI, ou seja necessário prestar apoio técnico durante o aluguer, será adicionado um custo de 5€/h respeitante ao monitor necessário para o efeito.
Posso faltar a algum dia do curso e receber o diploma?

Sim, pode faltar a um dia do curso e mesmo assim garantir o diploma. Para obter o diploma é necessário assistir a 80% das formação, o que corresponde a faltar um dia.

É possível reservar vagas para um curso?

Não, não reservamos vagas para cursos.

Até quando me posso inscrever num curso?

Aconselhamos a inscrição no curso o mais rapidamente possível de modo a ser possível garantir que tem vaga e que o mesmo se realiza. No entanto, caso ainda existam vagas e o curso esteja confirmado pode inscrever-se até ao início da sessão.

Que diplomas são fornecidos e qual a entidade que os fornece?

Os diplomas que são fornecidos correspondem a certificados de formação profissional. São emitidos pela empresa formadora, Qualicad, e são enviados aos formandos por email.
No caso de cursos da Autodesk será ainda emitido um certificado de conclusão Autodesk reconhecido internacionalmente.

Preciso de algum tipo de equipamento ou software para realizar o curso?

Não. As formações são lecionadas em salas do LTI DECivil que se encontram devidamente equipadas para a realização das mesmas, nomeadamente a nível de hardware e software.

Preciso de conhecimentos prévios para realizar os cursos?

Para a maioria dos cursos, não são necessários conhecimentos prévios para realização dos mesmos.
Ainda assim, em algumas formações existem duas modalidades disponíveis: o nível Fundamental, para quem desconhece o respectivo programa, ou sabe pouco, e pretende aprender e dominar as funcionalidades essenciais, e o nível Avançado, para quem já conhece minimamente o programa em causa e pretende aprofundar os seus conhecimentos.
Para mais informações poderá consultar as páginas das diversas formações no nosso site. Lá poderá encontrar o Programa, os Objetivos, os Pré-Requisitos, os Conteúdos Programáticos Detalhados da Formação, entre outras informações.

Posso frequentar apenas a sessão de sábado?

Não, os cursos têm a duração de uma semana. Durante esse período os cursos decorrem em horário pós-laboral, 2ª a 6ª, e sábado de manhã.

Existem formações durante os feriados?

Não, durante as semanas com feriado, as restantes sessões são reforçadas para compensar a sessão que não irá acontecer devido ao feriado. Quando os cursos se encontram nesta situação, o monitor do LTI DECivil que realizar a inscrição irá alertar para esta particularidade.

É possível estacionar dentro do IST?

Sim, caso queira estacionar o carro dentro do IST deverá informar o monitor ao balcão no ato da inscrição, e fornecer a matrícula do carro a estacionar.

De que modo são garantidas as condições de higiene e segurança relativamente COVID-19?

Ao entrar no pavilhão de civil as escadas a utilizar para a subida e descida estão identificadas e todo o caminho até ao LTIDECivil tem vários pontos com gel alcoólico. Na sala onde a formação é lecionada, as secretárias são desinfetadas antes da formação, e caso pretenda desinfetar de novo fornecemos o material necessário para o mesmo (papel e produtor desinfetante). Pedimos também a quem frequentar as formações que ocupe o mesmo computador durante toda a semana, pois é feito um mapa da sala no primeiro dia.

Qual é a entidade que leciona os cursos?

A entidade que leciona os cursos é a QualiCAD. A QualiCAD é uma empresa que presta serviços de Formação e Consultoria em Informática. É certificada pela Autodesk, como ATC (Autodesk Authorized Training Center) e como ACC (Autodesk Authorized Certification Center).

Que preçários existem?

Existem três tipos de preçários: Aluno IST, Universitário e Geral.
O preçário Aluno IST destina-se a alunos que se encontrem inscritos num curso do IST à data da inscrição. O preçário Universitário aplica-se a qualquer aluno que esteja inscrito em qualquer outra instituição de ensino superior à data de inscrição. O preçário Geral aplica-se às restantes pessoas não abrangidas pelos dois primeiros casos.

Para usufruir dos respetivos descontos, no ato de inscrição, os Alunos IST e os Alunos Universitários deverão apresentar um comprovativo em como se encontram matriculados nas respectivas faculdades (ex: declaração de matrícula, acesso a plataforma) no ano lectivo em que é feita a inscrição.

Posso pagar com multibanco ou por transferência bancária?

Não, o pagamento apenas poderá ser efetuado em dinheiro ou cheque. Nas instalações do IST existem ATMs caso haja a necessidade de levantar dinheiro.

Marcação de aulas

A gestão do horário das salas, durante o período letivo previsto no Calendário Escolar e na faixa horária das 8:00 às 19:30, é da competência do Gabinete de Organização Pedagógica. Os horários atualizados das salas podem ser consultados nos links: V1.20.1, V1.20.3 e V1.13.

Posso usar o meu portátil no LTI?

Sim. Na sala V1.20.2 os portáteis podem ser usados na última fila, na metade livre das mesas.

Posso abandonar o meu posto de trabalho?

Por forma a garantir o melhor aproveitamento dos postos de trabalho, os utilizadores podem abandonar o seu posto de trabalho por um período máximo de 15 minutos, a partir do qual os programas abertos são encerrados e todos os pertences removidos, de modo a permitir a utilização do posto de trabalho por outros utilizadores.

Como juntar dois documentos PDF?

exemplo de dica…

Impressão configurada pelo cliente

Impressão a partir de um dos nossos computadores ou kiosks, utilizando a impressora LTI-PRINTERS.

A configuração da impressão (cores ou preto e branco, frente e verso, A4 ou A3, etc) é feita pelo cliente. A impressão é enviada para a impressora após confirmação do pedido ao balcão.

Condições gerais:

  • Os clientes são responsáveis pelas impressões realizadas. No caso da impressão apresentar resultados não esperados (não imputáveis à impressora) mas consequência de uma configuração/manipulação incorrecta dos elementos que compõem o documento ou das opções de impressão escolhidas, o cliente assumirá os custos dessas mesmas impressões.
  • O cliente pode saber o custo da impressão e/ou cancelar a mesma ao balcão antes de ser enviada para a impressora.
  • Os documentos com mais de 150 páginas devem ser impressos em parcelas com um máximo de 150 páginas.
  • Por omissão por parte do cliente, os trabalhos são impressos em papel de 90gr. Não é possível a impressão em papeis fornecidos pelo cliente.
Impressão configurada pelo LTI

Entregue o seu ficheiro no LTI para ser impresso e será contactado quando estiver pronto.

Condições gerais:

  • É necessária a entrega ao balcão do ficheiro e o preenchimento de um formulário com as opções de impressão e dados do cliente.
  • Após a entrega, o cliente recebe o orçamento e pode confirmar a impressão de uma primeira cópia do documento.
  • O prazo máximo de realização do trabalho é de 24 horas. Em caso de trabalhos excepcionalmente grandes, o prazo poderá ter de ser aumentado, sendo analisado caso a caso.
  • Este serviço tem uma taxa de 2€+IVA por cada 20 minutos despendidos pelo monitor de serviço a configurar a impressão (tempo este que na generalidade não é ultrapassado), e que é somada ao valor da impressão.
  • Para casos de páginas com erros de impressão que não sejam possíveis de resolver, isenta-se o cliente do pagamento dessas mesmas páginas.
Submissão de plotagens online

A submissão de plotagens é feita online, permitindo-lhe enviar os seus ficheiros de onde quer que esteja. O trabalho é levantado ao balcão quando estiver pronto.

Se já tem uma conta de plotagens, pode fazer o login aqui:

 

Não tem uma conta de plotagens?

1. Siga o link de registo seguinte:

2. Após o registo é necessário que se dirija ao balcão do LTI para assinar os Termos de Serviço e ativar a conta.

 

Condições gerais:

  • O serviço de plotagem destina-se à impressão de tamanhos superiores a A3 até um máximo de 1,05 metros na menor dimensão.
  • O titular de uma conta de utilização do serviço de plotagem assumirá todos os encargos de trabalhos através dela submetidos e impressos pelo LTI DECivil sem que tenha havido um prévio cancelamento, sob pena de impedimento de utilização dos serviços prestados pelo LTI.
  • Para cada submissão, os ficheiros a imprimir têm obrigatoriamente de vir compactados numa pasta de formato .zip com o tamanho máximo de 20 Mb. Caso não seja possível cumprir esse limite o cliente terá de realizar uma submissão online contendo as definições de impressão pretendidas e uma pasta .zip com ficheiro de texto indicando que os ficheiros a imprimir serão entregues ao balcão do LTI.
  • Caso seja necessário pormenorizar alguma definição do trabalho de impressão que não tenha sido possível de indicar no processo de submissão, o cliente deverá enviar, juntamente com o trabalho, um ficheiro de texto com essa informação.
  • É permitido ao cliente cancelar o seu pedido através da sua conta de utilizador, até ao momento em que se der o início do trabalho de impressão.
  • O LTI DECivil reserva o direito de, em caso de dúvida sobre a conformidade das indicações de plotagem, colocar o trabalho em espera até que consiga obter um esclarecimento por parte do cliente, via telefone ou pessoalmente junto ao balcão.
  • O cliente poderá requisitar a realização prévia de uma prova na dimensão A3+ (custo não incluído no preço da plotagem). Após a realização da prova, o utilizador poderá escolher não realizar a impressão final do trabalho, pagando somente o custo da prova.
  • Existe o seguinte software para suporte às impressões: Word, Excel, Powerpoint, Project, Publisher, Acrobat Reader, Photoshop, CorelDraw, AutoCAD, Autodesk Viz, ArchiCAD, ArcGIS.
  • O LTI DECivil tem instaladas as fontes do Windows 7. Para trabalhos que utilizem outras fontes, o utilizador deverá enviar as mesmas juntamente com o trabalho, caso contrário serão utilizadas as fontes de substituição automática do software, sendo o utilizador responsável por resultados não pretendidos que advenham desse facto.
  • Os documentos de AutoCAD a submeter deverão vir acompanhados de todos os ficheiros necessários à sua impressão (imagens, pen styles, etc).
  • Os trabalhos em formato Photoshop devem conter uma layer única (através do comando Flatten Image) e não exceder 300 dpi de resolução.
Como posso saber quando se vai realizar o curso que pretendo frequentar?

Pode consultar o calendário de cursos no nosso site bem como subscrever a newsletter no mesmo, de forma a conseguirmos notificá-lo quando se aproximar a data do curso que deseja realizar.

Ao subscrever uma newsletter estou automaticamente inscrito no curso?

Não, a subscrição da newsletter serve para conseguirmos notificá-lo quando se aproximar a data de realização do curso

Como me posso inscrever num curso?

As inscrições são efetuadas nas nossas instalações, no LTIDECivil (1º andar do Edifício de Eng. Civil, IST – Campus da Alameda). A inscrição não precisa ser feita por quem vai frequentar o curso, só é necessário o nome, e-mail, telemóvel e nif do mesmo. O pagamento é feito no ato da inscrição é cheque ou numerário.

Fazem devoluções de cursos?

Ao adquirir o curso, no talão vem todas as informações sobre cancelamento e desistência do curso. Em caso de cancelamento do curso por não ter sido atingido o mínimo de inscritos pode optar pela devolução do montante, que é feita nas nossas instalações, ou a inscrição numa nova data do mesmo ou de outro curso, sendo a diferença devolvida caso seja o caso. No caso de desistência até 3 dias úteis do início do curso, poderá ficar com o valor em crédito para inscrição noutro curso ou para outro serviço prestado pelo LTI. Em casos de isolamento profilático ou teste COVID-19 positivo a situação será analisada pelos responsáveis.